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No dia 18 de outubro de 2024, ocorreu na UNIRIO o minicurso Experiência Escuta, que propõe um contato com a música eletrovocal em sua produção nacional. A atividade foi realizada de forma coletiva com o auxílio de equipamentos (caixas de som) dispostos de forma antifonal no ambiente. O minicurso vincula-se ao projeto de pesquisa Audio Vox já em sua etapa final.

O concerto online EVOÉ Maria! apresenta uma proposta de criação de quatro obras eletrovocais para voz solo e suporte eletroacústico. O tema tem como inspiração o conjunto de obras da artista plástica Maria Martins (1894-1973). Em 2022 estaremos comemorando os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 —Maria tinha 28 anos— e, a nosso ver, o singular surrealismo da artista representa uma força em diálogo com o modernismo brasileiro inaugurado no período .Doriana Mendes, idealizadora da proposta do concerto e intérprete, comemora, em 2022, 25 anos de atuação na música contemporânea brasileira e internacional. Os compositores convidados são criadores brasileiros com larga experiência em música contemporânea e eletrovocal: Arthur Kampela (Rio de Janeiro-Nova York), Guilherme Ribeiro (São Paulo-Lisboa), Neder Nassaro (Rio de Janeiro) e Ivan Simurra (São Paulo-Rio branco). A engenharia de gravação está a cargo do compositor Bryan Holmes (Rio de Janeiro-Santiago), especializado em música e tecnologia. O artista digital Clelio de Paula fez o cruzamento entre as obras inéditas, propondo um diálogo entre a visualidade das esculturas de Maria Martins e os vocais performativos de Doriana Mendes. Clelio criou 5 peças em arte digital, com duração de 1 minuto, que provocam a abertura do show e interagem entre cada trabalho eletrovocal até a coda final. O conjunto de obras de Maria Martins compõe a inspiração para a criação de imagens e sons possíveis vindos do corpo dessas esculturas, evocando o grito das Bacantes como saudação à contemporaneidade da Maria modernista: EVOÉ Maria!

O próximo concerto do ciclo "Perspectivas Sonoras" apresenta um concerto do compositor Daniel Quaranta e da cantora lírica Doriana Mendes, que nos apresenta a Ópera Eletroacústica Helena e seu ventríloquo, a obra foi realizada como um longa filmagem filmado em diferentes locais do Rio de Janeiro (seu palco) dada a complexidade para atuar em teatros. Foi uma oportunidade para mudar o formato dada a pandemia de COVID.

Recebeu o “Prêmio Difusão Científica” pela qualidade de sua exposição assíncrona e quantidades de acesso e visualizações.

(Publicação v.33, n.2/2020) da Revista Brasileira de Música da UFRJ