AUDIO VOX

NOSSA HISTÓRIA

Audio Vox trata-se de um projeto de pesquisa que pretende catalogar e investigar a produção do gênero eletroacústica mista para voz e eletrônica na Música Brasileira nos últimos trinta anos (1988-2018). Objetiva identificar a estética sonoro-musical dos compositores através de um guia de escuta incluído no catálogo contendo análise dessas tendências. Busca-se ampliar o conceito de música eletrovocal (Bosma;Young; Mendes) e avançar sobre a discussão de propostas de uma nova escuta (Schaeffer; Horvath; Causton; Wishart; Oliveira; El Haouli; Ruviaro & Segnini) e ainda divulgar a produção brasileira na área.

QUEM SOMOS

Doriana Mendes

Coordenadora do projeto

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9430461924452717

Cantora, Atriz-Bailarina. Doutora e Mestre em Música e Bacharel em Canto é professora da UNIRIO (Bacharelado em Canto/ Licenciatura e da pós-graduação, PPGM). Integra os grupos de pesquisa Performance Hoje (PPGMUS/UFRJ-CNPq)  e Artes do Movimento (PPGAC/UNIRIO-CNPq) Estreou internacionalmente em 2000 no Teatro de Darmstadt cantando uma ópera de Jocy de Oliveira. Em 2016 protagonizou a estreia da ópera Medeia de Mario Ferraro na 1ª edição da Bienal de Ópera Atual, pela FUNARTE. Em 2021 estreou, com fomento do Ibermúsicas, a ópera filme Helena y su ventrilocuo co-criação com Daniel Quaranta no Festival Perspectivas Sonoras realizado pelo CMMAS (México). Solista do Abstrai Ensemble dedicado à música contemporânea e do Codex Sanctissima especializado em música medieval.

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Nicole Amorim

pesquisadora independente ex-bolsista ic/unirio

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Graduanda em Canto Lírico pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), está no oitavo período de sua formação e, juntamente com os estudos de canto, integra como pesquisadora-bolsista o projeto de pesquisa “AUDIO VOX: Catalogação e Guia de Escuta de obras de compositores brasileiros do gênero eletroacústica mista para voz e eletrônica no período de 1988 a 2018”. Participa também de recitais como solista e em coro, gravações, e atua como professora de canto e musicalização infantil. Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Niterói, onde concluiu o Curso de Formação e se preparou para a aprovação no Bacharelado em Canto na UNIRIO, e tem participado de cursos e festivais pelo país.

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Laura Moraes

Coorientadora do projeto

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Laura O. Moraes é professora adjunta A da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, na linha de inteligência artificial. Graduou-se em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, período em que atuou como engenheira de software na colaboração UFRJ-CERN. De 2011 a 2021, foi sócia co-fundadora da start-up de ciência de dados Twist Systems. Em 2018, participou do programa Data Science for Social Good da Universidade de Chicago, onde desenvolveu um modelo preditivo para identificar indivíduos com alto risco de desemprego de longa duração. Em 2019, foi finalista 2nd EPFL Engineering PhD Summit, sendo convidada a apresentar sua pesquisa de doutorado na École polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça. Atuou como professora no MBA em Big Data & Analytics da Fundação Getúlio Vargas em 2019 e 2020 e como professora do ensino básico técnico e tecnológico no Colégio Pedro II.

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Guilherme Bretas

Bolsista IC/UNIRIO

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Guilherme é aluno do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Formou-se no ensino médio pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Atualmente, atua como bolsista de Iniciação Científica no projeto Audiovox, um catálogo musical digital. Nesse projeto, é responsável pela criação e gerenciamento de páginas web, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e manutenção do ambiente digital do catálogo.

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Carol Vanni

bolsista IC/CNPQ

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É cantora, atriz, professora, diretora musical, preparadora vocal, compositora e arranjadora. Possui graduação em Licenciatura em Música pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2021) e atualmente está cursando o Bacharelado em Canto na mesma instituição. Professora particular de canto, piano e teoria e percepção musical desde 2015, atualmente é professora de canto no curso Básico/Intermediário de teatro musical, no CEFTEM, professora de harmonia vocal no curso “Preparação para Musical”, na IN CENA, e assistente de direção musical no núcleo “Mergulho no Musical” – turma avançada, na CAL. É Diretora Musical da peça “Pequenas Mulheres”, do núcleo “Mergulho no Musical”, na CAL, ao lado de Anna Priscilla Lacerda, com direção de Menelick de Carvalho e coreografia de Soraya Bastos. É Preparadora Vocal do espetáculo “E Assim Nasceu um Circo”, com direção de Jean Fontes.Em 2023, foi assistente de direção na primeira Residência de Artes Cênicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No mesmo ano, trabalho em diversos musicais, como “Gaycard”, “O Despertar da Primavera”, “O Alienista” e “Annie”. Como Atriz, interpretou Maureen, na peça “Rent” (2022), Carmem, em “Evoé” (2021), Tifanny, em “Brilha La Luna” (2019) e Adélia, em “Hoje É Dia de Rock” (2019).No grupo vocal cênico Consoantes, idealizado e criado em 2015 por Carol Vanni e Katarina Assef, além de cantora, é diretora, arranjadora e preparadora vocal. Em 2022, o grupo lançou seu primeiro EP chamado “Mirante”. Em 2015 ganhou o título de Menção Honrosa no I Concurso de Música de Câmara da UNIRIO.Foi cantora e percussionista no grupo “Bloco d’O Passo”, dirigido por Lucas Ciavatta, criador do método “O Passo”. Em 2018, viajou com o grupo para Besançon e Saint Omer, na França, onde ministrou oficinas do método O Passo, com enfoque na sua utilização no canto em conjunto.Foi cantora em diversos coros e grupos vocais cênicos, como o Coro Cênico da Fundação Cesgranrio, dirigido por Jonas Hammar, com preparação vocal de Maurício Denoti, onde além de cantora era monitora do naipe de contraltos, e com o qual fez diversas temporadas dos espetáculos “Raízes Indígenas” e “Terra Brasillis”. Entre 2013 e 2016, integrou o grupo Subversos, com o qual lançou o EP “Chicaê”, além de diversos clipes. O grupo ficou em 3o lugar no concurso “Brasil Vocal”, do CCBB-RJ e participou do quadro “À Cappella”, no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Também integrou o grupo São Vicente À Cappella, com o qual fez uma participação no programa “The Voice Brasil”, ao lado do cantor e jurado Carlinhos Brown, da Rede Globo.Em sua formação, fez o curso de Formação de Professores do Método O Passo, ministrado por Lucas Ciavatta, criador do método. Fez o curso de percussão corporal, ministrado por Fernando Barba, do grupo Barbatuques. Participou da oficina “O Corpo que Joga e Brinca”, de Duda Maia. Na CAL, fez os cursos intensivo e avançado no núcleo “Mergulho no Musical”.

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NOSSO PROPÓSITO

Fazer um levantamento e investigar a produção do gênero música eletroacústica mista para voz e eletrônica na Música Brasileira nos últimos trinta anos (1988-2018), período estipulado para a delimitação inicial da pesquisa. Propomos identificar a estética sonoro-musical dos compositores através das obras catalogadas −a partir da elaboração de um guia de escuta−, mapeando os elementos que servirão de apoio para uma aproximação das peças pelo público através da escuta.  Audio Vox é um Catálogo de Obras e um Guia de Escuta das mesmas como uma fonte virtual de consultas permanente e atualizável com o intuito de divulgar a produção brasileira na área. 

Busca-se ainda ampliar o entendimento do conceito de música eletrovocal, através do termo cunhado por Bosma (1996) e reiterado por Young (2015) e discutido por Mendes (2010) em sua tese O Discurso Não-Semântico na Música Eletrovocal. A música eletrovocal vincula-seàs  novas estéticas propostas pela experimentação do gênero eletroacústica mista.

Vislumbra-se a possibilidade de incentivar, efetivamente, mais compositores a realizarem obras do gênero, dado à facilidade de acesso a home studios e estúdios de gravação nas universidades, estimulando a colaboração de compositores e intérpretes no usufruto do incessante desenvolvimento tecnológico de equipamentos. Espera-se  também a aproximação de estudantes de composição e de música (cantores e instrumentistas) com novas possibilidades de produção musical, inseridas num novo e amplo mercado de trabalho, aberto à interação de linguagens.