AUDIO VOX

NOSSA HISTÓRIA

Audio Vox trata-se de um projeto de pesquisa que pretende catalogar e investigar a produção do gênero eletroacústica mista para voz e eletrônica na Música Brasileira nos últimos trinta anos (1988-2018). Objetiva identificar a estética sonoro-musical dos compositores através de um guia de escuta incluído no catálogo contendo análise dessas tendências. Busca-se ampliar o conceito de música eletrovocal (Bosma;Young; Mendes) e avançar sobre a discussão de propostas de uma nova escuta (Schaeffer; Horvath; Causton; Wishart; Oliveira; El Haouli; Ruviaro & Segnini) e ainda divulgar a produção brasileira na área.

QUEM SOMOS

Doriana Mendes

Coordenadora do projeto

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9430461924452717

Cantora, Atriz-Bailarina. Doutora e Mestre em Música e Bacharel em Canto é professora da UNIRIO (Bacharelado em Canto/ Licenciatura e da pós-graduação, PPGM). Integra os grupos de pesquisa Performance Hoje (PPGMUS/UFRJ-CNPq)  e Artes do Movimento (PPGAC/UNIRIO-CNPq) Estreou internacionalmente em 2000 no Teatro de Darmstadt cantando uma ópera de Jocy de Oliveira. Em 2016 protagonizou a estreia da ópera Medeia de Mario Ferraro na 1ª edição da Bienal de Ópera Atual, pela FUNARTE. Em 2021 estreou, com fomento do Ibermúsicas, a ópera filme Helena y su ventrilocuo co-criação com Daniel Quaranta no Festival Perspectivas Sonoras realizado pelo CMMAS (México). Solista do Abstrai Ensemble dedicado à música contemporânea e do Codex Sanctissima especializado em música medieval.

SIGA-ME

Nicole Amorim

bolsista pesquisadora IC/UNIRIO

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9430461924452717

Graduanda em Canto Lírico pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), está no oitavo período de sua formação e, juntamente com os estudos de canto, integra como pesquisadora-bolsista o projeto de pesquisa “AUDIO VOX: Catalogação e Guia de Escuta de obras de compositores brasileiros do gênero eletroacústica mista para voz e eletrônica no período de 1988 a 2018”. Participa também de recitais como solista e em coro, gravações, e atua como professora de canto e musicalização infantil. Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Niterói, onde concluiu o Curso de Formação e se preparou para a aprovação no Bacharelado em Canto na UNIRIO, e tem participado de cursos e festivais pelo país.

SIGA-ME

NOSSO PROPÓSITO

Fazer um levantamento e investigar a produção do gênero música eletroacústica mista para voz e eletrônica na Música Brasileira nos últimos trinta anos (1988-2018), período estipulado para a delimitação inicial da pesquisa. Propomos identificar a estética sonoro-musical dos compositores através das obras catalogadas −a partir da elaboração de um guia de escuta−, mapeando os elementos que servirão de apoio para uma aproximação das peças pelo público através da escuta.  Audio Vox é um Catálogo de Obras e um Guia de Escuta das mesmas como uma fonte virtual de consultas permanente e atualizável com o intuito de divulgar a produção brasileira na área. 

Busca-se ainda ampliar o entendimento do conceito de música eletrovocal, através do termo cunhado por Bosma (1996) e reiterado por Young (2015) e discutido por Mendes (2010) em sua tese O Discurso Não-Semântico na Música Eletrovocal. A música eletrovocal vincula-seàs  novas estéticas propostas pela experimentação do gênero eletroacústica mista.

Vislumbra-se a possibilidade de incentivar, efetivamente, mais compositores a realizarem obras do gênero, dado à facilidade de acesso a home studios e estúdios de gravação nas universidades, estimulando a colaboração de compositores e intérpretes no usufruto do incessante desenvolvimento tecnológico de equipamentos. Espera-se  também a aproximação de estudantes de composição e de música (cantores e instrumentistas) com novas possibilidades de produção musical, inseridas num novo e amplo mercado de trabalho, aberto à interação de linguagens.